terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Vida Conectada: Social e Virtual



 Vivemos em tempos em que o acesso às mídias sociais é imprescindível para a rotina contemporânea, com o advento dos meios tecnológicos, em especial a internet, essa interação passou a ser essencial e indispensável na sociedade pós-moderna, é possível se comunicar em segundos com pessoas do outro lado do mundo, não existe mais barreiras, as distâncias foram encurtadas. Mas toda essa agilidade é mesmo benéfica? Quais são as consequências de um mundo sem fronteiras e sem limites? São diversas teorias e pontos de vista sobre o tema, uma das mais difundidas sobre o assunto é a do sociólogo polonês Zygmunt Bauman que denominou o período atual de modernidade líquida e defende que “Vivemos em tempos líquidos. Nada é para durar.” Há também quem acredite nos efeitos positivos do mundo tecnológico já que possibilita acesso mais rápido e fácil aos vários meios de comunicação e informação.

Imagem ilustrativa

 As pessoas postam várias informações por dia que vão do seu almoço até as coisas mais sem sentido, notificações inúteis, mas servem para não cair no esquecimento já que as informações são fluídas e rapidamente esquecidas, daí surge à necessidade de estar constantemente conectadas. Por vezes a tecnologia aproxima quem tá longe e afasta quem está perto, cada um vivendo em sua redoma, e sempre preocupado em passar uma imagem para seus amigos da rede, é a notória fragilidade dos laços humanos depois das redes sociais, onde é possível fazer amigos em um clique assim como se desfazer deles, a internet tornou-se  um ambiente propício  para proliferar todo tipo de ideologia e criar personagens se utilizando da confidencialidade oferecida pela rede.

Imagem ilustrativa

 Não podemos negar a importância da tecnologia nas nossas vidas, muitos serviços foram facilitados. Podemos realizar serviços bancários, pesquisas, buscar informações e interagir com diversas pessoas de inúmeros lugares sem sair do conforto do nosso lar, sem falar na universalidade do conhecimento tudo isso é um grande aliado na contemporaneidade, só não podemos nos tornar refém de toda essa inovação. A nova geração já nasce conectada e movida à efervescência das páginas digitais, sempre buscando novidade e um meio de manter essa conectividade em evidencia.

 O século XXI e a globalização nos trouxe essa ferramenta tão ambígua, e tão necessária, o fato é que não podemos nos tornar refém e sim usa-la como uma aliada, sempre dosando seu uso e policiamento constante para não cair nas tentações e armadilhas desse universo infinito de possibilidades.

Imagem ilustrativa

 
 Publicação: Rota 7 RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário